Você já ouviu falar nos 4 Cs dos diamantes?
Eles são o segredo para entender o valor e a beleza de uma joia. Vem comigo que vou te contar tudo de forma simples e especial.
Para iniciar a sua descoberta, iremos trazer o primeiro C "cut" ou corte. Aqui não diz respeito somente ao formato, mas à qualidade da lapidação, que é o dá vida ao diamante, refletindo luz e criando aquele brilho irresistível.
O segundo C "color" ou cor é a gradação de cores que existe para classificar os diamantes, indo da letra D em diante, da mais branca, passando pelo amarelo, cinza e marrom.
A maioria dos diamantes tem uma leve tonalidade, mas os mais valiosos são os que chegam perto do branco puro.
E, claro, tem também os diamantes coloridos que são uma explosão de personalidade e raridade!
O terceiro C "clarity" ou clareza é a pureza da pedra. Dessa forma, falamos das pequenas inclusões/imperfeições dentro da pedra, como marquinhas naturais. Quanto mais pura, mais raro o diamante.
Elas são classificadas como sem inclusões, inclusões vistas a olho nu e inclusões vistas em microscópio: FL, IF, VVS1 e 2, VS 1 e 2, SI 1 e 2 e I1, 2 e 3.
O quarto C "carat" ou quilates é o peso do diamante – e não necessariamente o tamanho, e é medido por pontos: 100 pontos é igual a 1ct, q é 0,2g.